01 fevereiro 2013

Redes


Tipos de Cabos


Bom, começarei nesta página falando primeiramente os tipos de cabos que se utiliza para ser feito uma rede, são eles o três tipos, Cabo Coaxial, Cabo Par Trançado, e Fibra Óptica.

Cabo Coaxial 

O cabo coaxial é um tipo de cabo condutor usado para transmitir sinais, Este tipo de cabo é constituído por diversas camadas concêntricas de condutores e isolantes, daí o nome Coaxial. O cabo coaxial é constituído por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante e rodeado duma blindagem.  O conector utilizado nesse tipo de cabo é o BNC. Este meio permite transmissões até frequências muito elevadas e isto para longas distâncias.



A principal razão da sua utilização deve-se ao facto de poder reduzir os efeitos e sinais externos sobre os sinais a transmitir, por fenômenos de IEM ( Interferência Electromagnética).

Os cabos coaxiais geralmente são usados em múltiplas aplicações desde áudio ate as linhas de transmissão de frequências da ordem dos gigahertz. A velocidade de transmissão é bastante elevada devido a tolerância aos ruídos graças à malha de proteção desses cabos. Os cabos coaxiais são utilizados nas topologias físicas em barramento.

Os cabos coaxiais são usados em diferentes aplicações:
* Ligações de áudio
* Ligações de rede de computadores
* Ligações de sinais de radiofrequência para rádio e TV - (Transmissores/receptores)
* Ligações de radioamador 


Cabo Par Trançado

O cabeamento por par trançado (Twisted pair) é um tipo de cabo que tem um par fios entrelaçados um ao redor do outro para cancelar as interferênciaseletromagnéticas de fontes externas e interferências mútuas (em inglês, crosstalk, logo estarei postando o que é o crosstalk) entre cabos vizinhos. A taxa de giro (normalmente definida em termos de giros por metro) é parte da especificação de certo tipo de cabo. 

Quanto maior o número de giros, mais o ruído é cancelado. Foi um sistema originalmente produzido para transmissão telefônica analógica que utilizou o sistema de transmissão por par de fios. Aproveita-se esta tecnologia que já é tradicional por causa do seu tempo de uso e do grande número de linhas instaladas.
A matéria-prima fundamental utilizada para a fabricação destes cabos é o cobre, por oferecer ótima condutividade e baixo custo, portanto deve-se analisar com bastante cuidado a segurança contra descargas elétricas. Um acidente com descarga elétrica em qualquer ponto da rede pode comprometer toda a rede local .

As cores dos fios são:
* Laranja e branco
* Laranja
* Verde e branco
* Azul
* Azul e branco
* Verde
* Marrom e branco
* Marrom


Fibra Óptica

fibra óptica é um pedaço de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. Tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrômetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros.

A fibra ótica foi inventada pelo físico indiano Narinder Singh Kapany. Dentre os diferentes métodos de fabricação de fibra ótica existentes, os mais conhecidos são MCVD, VAD e OVD.

As fibras ópticas são utilizadas como meio de transmissão de ondas eletromagnéticas, temos como exemplo a luz uma vez que é transparente e pode ser agrupada em cabos. Estas fibras são feitas de plástico e/ou de vidro. O vidro é mais utilizado porque absorve menos as ondas electromagnéticas. As ondas electromagnéticas mais utilizadas são as correspondentes à gama da luz.


Essa foi mais um postagem da TI Info Blog
Tudo de tecnologia e informação para seu entretenimento e conhecimento



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates